terça-feira, 22 de abril de 2008

"Aprendizes do Futuro: as invovações começaram"...reflexões sobre PA.


O caminho traçado por um grupo de professores e alunos de uma Escola Municipal do Município de Porto Alegre/Rs é muito mais que uma simples experiência pedagógica para fins de mestrado ou doutorado, já vi muitas delas. Trata-se da busca de significação a sua função pedagógica dentro da escola. Busca de sentir útil e tornar o conhecimento mais útil ainda.

Todos os passos relatados no livro: "Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!". Fagundes, Léa, p. 49 - 66; são passos de mudança. Mudança por identidade, por necessidade. Não por imposição.

Em nenhum momento a idéia vem de cima para baixo, de um secretaria para uma unidade escolar para satisfazer programas políticos.

Emana do micro. De alunos e professores que juntos internalizam conhecimento. Passo a passo.

Discentes que não dominavam as técnicas científicas são mediados por docentes ávidos por demonstrar conheciment0 academico significativo. Esse sim, um salto significativo na busca pelo conhecimento histórico humano.

O projeto emana de uma necessidade. Esta necessidade torna-se dúvida. A dúvida torna-se saber. O saber não mais possível ser sequestrado, roubado, deletado.

O saber está internalizado, ponto.
Após ler a instigação da coordenadora penso que vale, ainda, minha opinião no sentido macro da questão....independente do projeto que se desenvolva o que ainda vale é a sua aplicação para uma necessidade percebida pelo grupo. Os conteúdos, questões micros que complementam o conhecimento, vão sendo trabalhadas e internalizadas na medida em que o grupo se percebe grupo; no momento em que há motivação para tal provacação; no momento que a busca pelo conhecimento se faz sentido e significado pleno.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A educação que desejamos.



Mapa Conceitual sobre texto: A educação que desejamos. Moran, José Manuel.Papirus, 2007,p.167-169.

Uma pequena reflexão. Blog: http://palavraaberta.blogspot.com/


Um bom instrumento de apoio a aprendizagem são os blogs que, usados como ferramentas de apoio pedagógico se tornam atrativos aos discentes e significativo aos objetivos dos docentes.

Uma questão, porém, deve ser observada.

Segundo a linha Vygotskyana de aprendizagem somos capazes de realizar muitas atividades de forma independente sem mediação do outro social. Aprendemos observando, tentando e a realizamos a nosso modo. A essa atitude foi dada o nome de nível de desenvolvimento real. Mas quando necessitamos avançar, realizar atividades que, ainda, não somos capazes de realizar sozinhos, aí sim, recorremos a mediação do outro social, navegamos pela zona de desenvolvimento proximal, internalizamos o conhecimento que até então não nos era possível, ou seja, atingimos o nível de desenvolvimento potencial.

Estamos prontos; não. O NDP torna-se então NDR e novamente estamos prontos para aprender, aprender de novo.

Logo aprenderemos sempre. Por toda a vida.

O discurso que tudo sabemos e não temos mais nada a apreender torna-se sem valor. Assim como professores que usam a anos os mesmos livros. As mesmas pseudo-verdades. A famosa falta de base. Se sua desculpa é: a falta de tempo, nada vai mudar, não ganho para isso; penso que é necessário primeiro uma mudança em você. Se perceba como um profissional útil a sociedade. Mude. Imponha seus valores. Não internalize discursos politiqueiros agregados a políticas públicas lamentáveis. Lute.

Penso que, por analogia, o trabalho com blogs segue essa linha de pensamento.

Como educadores devemos ter ferramentas que nos auxiliem na interação, troca de idéias, esclarecimentos de dúvidas. É mister, se faz necessário. Nós, educadores, interagindo o tempo todo. Trocando idéias. Avançando na zona de desenvolvimento proximal.






Interagir é o caminho que nos leva a excelência. Se não o fizermos fisicamente que seja virtualmente; mas que seja de alguma forma. O isolamento nos leva a práticas pedagógicas, também isoladas e em nada melhoramos.

Procure tempo para a interação profissional. Melhorar sua condição profissional. A interação tecnológica está aí para nos auxiliar. Usada de forma correta e um instrumento poderoso de auxílio a educação, melhora nossa condição profissional, nosso conhecimento epistemológico.

Então....o que você está esperenado...

MÃOS NO TECLADO.

NUNCA DEIXE DE VOAR

Repensar o futuro....Hidrogênio

Aprender a aprender...