quarta-feira, 12 de março de 2008

Tecnologias Educacionais Aplicadas a Educação Física


Por que Educação Física?

Segundo Soares (2004) a Educação Física no Brasil possuiu uma influência avassaladora da cultura Européia que, em um primeiro momento necessitava da formação de patriotas.
O Corpo a serviço do Capitalismo e suas várias metamorfoses, aprisionou o corpo histórico/social e o tornou dependente, de um sistema alienador e consumista. Gerações de consumo estão sendo formadas.

Passam pelos Bancos Escolares e esses, inertes, reproduzem voluntária ou involuntariamente o modelo vigente.
Foucault (1979) questiona o poder e o corpo a serviço do mesmo sistema, vigilante, punitivo e dominador. Sua dominação se perpetua e transforma-se em controle do corpo histórico e cultural.
Com a evolução humana, avançasse o pensamento filosófico.

Levy (1998) afirma que: “Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional serão obsoletas no fim de sua carreira”. Nítido sinal de mudanças na postura do homem capitalista industrial que parte para uma nova etapa de sua evolução: o homem torna-se tecnológico.

Que interesses estarão em jogo para o novo sujeito em formação e como, nós educadores, devemos nos preparar para esse desafio:

A formação de um cidadão planetário/cooperativo ou um cidadão individualista/capital?



Aprofunde seus conhecimentos...leia essas obras também:


DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito de Cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. Coleção Polêmicas do nosso tempo.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação Física Progressista: A pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo, SP: 9ª ed., Edições Loyola, 2004.

RAUBER, Celerino, O chão da prática educativa: uma relação entre pretensão e realidade, 1ª ed, Blumenau, SC: Nova Letra gráfica e editora, 2000.

REGO, Teresa Cristina. Vigotsky: uma perspectiva histórico – cultural da educação 13ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.

SANTIN, Silvino, Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade, 1ª ed, Ijuí, RS: Livraria UNIJUÍ editora, 1988.

SILVA, Marise Borba e GRIGOLO Tânia Marise, Metodologia de iniciação à prática da pesquisa e da extensão II. Caderno Pedagógico II. Florianópolis, UDESC, 2002.

SILVA, Marise Borba. Metodologia de iniciação à prática da pesquisa e da extensão. Unidade teórico-prática de formação do professor, pesquisador e extensionista. Caderno Pedagógico I. Florianópolis, UDESC, 2001.

SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. Coleção educação contemporânea.

WERNECK, Hamilton, Se você finge que aprende eu finjo que ensino, 15ª ed., Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.










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