segunda-feira, 21 de abril de 2008

Uma pequena reflexão. Blog: http://palavraaberta.blogspot.com/


Um bom instrumento de apoio a aprendizagem são os blogs que, usados como ferramentas de apoio pedagógico se tornam atrativos aos discentes e significativo aos objetivos dos docentes.

Uma questão, porém, deve ser observada.

Segundo a linha Vygotskyana de aprendizagem somos capazes de realizar muitas atividades de forma independente sem mediação do outro social. Aprendemos observando, tentando e a realizamos a nosso modo. A essa atitude foi dada o nome de nível de desenvolvimento real. Mas quando necessitamos avançar, realizar atividades que, ainda, não somos capazes de realizar sozinhos, aí sim, recorremos a mediação do outro social, navegamos pela zona de desenvolvimento proximal, internalizamos o conhecimento que até então não nos era possível, ou seja, atingimos o nível de desenvolvimento potencial.

Estamos prontos; não. O NDP torna-se então NDR e novamente estamos prontos para aprender, aprender de novo.

Logo aprenderemos sempre. Por toda a vida.

O discurso que tudo sabemos e não temos mais nada a apreender torna-se sem valor. Assim como professores que usam a anos os mesmos livros. As mesmas pseudo-verdades. A famosa falta de base. Se sua desculpa é: a falta de tempo, nada vai mudar, não ganho para isso; penso que é necessário primeiro uma mudança em você. Se perceba como um profissional útil a sociedade. Mude. Imponha seus valores. Não internalize discursos politiqueiros agregados a políticas públicas lamentáveis. Lute.

Penso que, por analogia, o trabalho com blogs segue essa linha de pensamento.

Como educadores devemos ter ferramentas que nos auxiliem na interação, troca de idéias, esclarecimentos de dúvidas. É mister, se faz necessário. Nós, educadores, interagindo o tempo todo. Trocando idéias. Avançando na zona de desenvolvimento proximal.






Interagir é o caminho que nos leva a excelência. Se não o fizermos fisicamente que seja virtualmente; mas que seja de alguma forma. O isolamento nos leva a práticas pedagógicas, também isoladas e em nada melhoramos.

Procure tempo para a interação profissional. Melhorar sua condição profissional. A interação tecnológica está aí para nos auxiliar. Usada de forma correta e um instrumento poderoso de auxílio a educação, melhora nossa condição profissional, nosso conhecimento epistemológico.

Então....o que você está esperenado...

MÃOS NO TECLADO.

Nenhum comentário:

NUNCA DEIXE DE VOAR

Repensar o futuro....Hidrogênio

Aprender a aprender...